24 junho 2011

GEROCAS / BEBUCAS 3/ 13 ANOS






Direi sempre; O Tempo não é nosso amigo.



Passa a correr e não o temos - o tempo. Os dias passam, uns atrás dos outros e assim, de repente têm 13, 11 e 1. Já passou este tempo todo? Como é possível?



Os meus meninos estão grandes. O bebucas 1, o menino quase grande está um adolescente - não dos piores (o que me assusta profundamente - como serão aqueles armários gigantes em que os adolescentes problemáticos se enfiam?) o que muito me satisfaz. Lá vai limpando o seu quarto, muito resmungão, faz a cama, muitas vezes mal feita, deixa sempre uma meia de fora, o pijama de fora, os ténis a espreitar, uma mochila esquecida, mas nada que 2 gritos (não muito altos - pois que se ofende com facilidade) não resolvam rapidamente. É muito meu amigo e temos uma grande cumplicidade. Excelente condutor, é o mais perfeito co-piloto, a quem amo levar ao lado quando vou a conduzir (o que dá pano para mangas - isso é um post gigante só por si).



Ajuda muito com o bebucas 3, com quem tem brincadeiras engraçadas - embora os urros agora andem na moda lá por casa - e só não muda fraldas, pois desconfio que não conseguiria pôr a fralda sozinho e limpar rabos sujos.



Ajuda em casa q.b., às vezes mais forçado, mas sabe fazer muita coisa, embora tenha sempre de ser recordado com listas intermináveis de coisas por fazer - se não constar especificamente é capaz de não fazer, do tipo: apanha a roupa do chão não é exactamente a mesma coisa que apanha a roupa no chão que está caída atrás do puff...




A escola, pois a escola... isso é outra conversa, o que me entristece. Tem capacidade para muito mais, opinião da Mãe, do Pai, da directora do ATL, dos professores em geral. Mas os 50% abundam e é suficiente para passar. Detesta inglês e não me parece que alguma vez vá saber o básico. Repetimos à exaustão: dish washer - dias depois: a medo: dish cleaner?



Não dá o braço a torcer: afinal o espanhol não foi uma boa solução; "mas eu até gosto". Mas temos esperança, talvez lá para o ano saiba mais algumas coisas...



Educação Visual e Educação Tecnológica é uma nódoa no seu currículo, não sabe desenhar, não quer saber e não se esforça nem um bocadinho para fazer o básico.



Dá beijinhos e é cuidadoso. Quando está para aí virado é um doce de menino.



Tem um vício: agarrado à playstation nalguns dias como se não existisse amanhã. Foram levantados os embargos agora que a escola terminou... em tempo de escola não podem jogar a seu bel-prazer, agora tem-se desforrado...dentro de dias farta-se e volta a jogar e ignorar o brinquedo o resto do dia.



Por vezes é calão. Leva o santo dia a chamar pelo irmão: Ivo, põe lá isto na mochila. Ivo, já fizeste os lanches, Ivo, traz-me um bolo, Ivo, tira-me uma caneca, Ivo, isto, Ivo aquilo.



O Ivo tem de fazer aquilo que ele quer. E o Ivo, regra geral, até faz. (Dá-te por feliz teres um mano assim, eu cá, mandar-te-ia dar uma volta).



Acorda cedo e não fica a passar o dia na piscina para eu não regressar sozinha a conduzir para casa.



Já lhe podia dar a chave do carro que ele quase de certeza que saberia levar o carro. Dá ótimas indicações: agora viras para a esquerda, fazes marcha atrás com o volante assim, fazes assado, e voilá, o carro está muito bem estacionado!!!



Anda preocupado pois tem um dente definitivo no céu da boca - aqueles dentes ficar-me-ão uma verdadeira fortuna... - e tem receio de ter que ser operado ou ficar desdentado.



É um bom menino. O meu menino.





1 comentário:

Natália disse...

Com certeza que são TODOS uns bons meninos, esses 3