26 abril 2011

DIA - A - DIA





















Quem quer saber ?


Fazemos quase tudo em modo automático. Mentira. Mas não faltará tudo para lá chegar. Durante a noite juro que dou de mamar em modo automático, consigo dormir com a cabeça pendurada ou durmo com a cabeça apoiada no braço ou mesmo com a cabeceira da cama - de madeira - a fazer de almofada.


Também juro que toda a minha coluna parece uma estrada de serra (das mais antigas que possam imaginar - começando cá em cima na cervical, estaríamos completamente cobertos de vómito no cócix).


Então vamos lá:


1. O marido descobriu as delícias de dormir cedo; Está de tal forma apostado em recuperar o tempo perdido, que ontem adormeceu às 20h e acordou hoje às 7h30, com o despertador Mulher / Mãe aos gritos. Sim, porque a mulher perfeita, moi, também grita. Podem perguntar à minha vizinha de baixo.
Faz trabalhos menores - como arrumar a loiça da máquina, que ninguém vê, por isso é sempre acusado de não fazer nada.
Adora o sofá e adormece, inevitavelmente, quando vai adormecer o Bebucas 3.

2. Filho quase grande: muito amuado pois foi obrigado a ir ao ATL durante todas as férias (mentirinha... foram 6 dias - mas para ele foi o fim do mundo). A mãe castradora foi má e como ele teve notas medíocres - 4 a Educação Física, 2 a Visual e 3 às restantes disciplinas - castiguei-o. Não há férias. Trabalho, muito trabalho e nada de vara larga na Comporta.
Fui rotulada de MÁ.
Não faz mal filho, mas acho que não me virás agradecer, uma vez que não tens nenhuma disciplina que seja apenas jogar à bola.
Toma conta do irmão pequeno que é uma maravilha e faz uns ovos mexidos que é uma maravilha.
Também faz uns hamburgueres maravilhosos, daqueles verdadeiramente junk food, que é só aquecer 1 minuto no micro-ondas e me têm salvo os imensos dias em que não me apetece cozinhar (uns dias hamburguer, outro pizza e sei lá o quê mais - sou MÁ).
às vezes estupidifica mas faz parte da idade.
Caíu e ia partindo a boca. Não partiu, mas à conta disso descobrimos que têm um dente escondido a estragar os outros - e ainda dizem que não há males que vêm por bem?
Marca golos - alguns - dá erros sofríveis a português, que fazem doer a alma à calçada, mas está giro. Também dá respostas que seriam dispensáveis e habilita-se a levar uma lambada de vez em quando, mas julgo que faz parte da idade.
Continuo a dizer - baixinho - que em comparação com os colegas é um doce.

3. O filho quase grande, com a mania que vai ser bebé para sempre a coisa não anda muito diferente. Fala tão depressa que não percebo metade daquilo que diz, por isso as nossas conversas enlouquecem qualquer um; Repetições até à exaustão ou então acabamos por nos calarmos (eu - porque ele não desiste).
Quando leva um arreganho vai a correr fazer as coisas: às 23h decidiu ir levantar a mesa. Mais vale tarde que nunca, não é?
Faz os lanches para o mano que se aproveita dele.
Toma conta do Bebucas mas desconfio que o faz ficar meio maluco com os saltos que dá com ele.
Não cozinha. Mas arruma a roupa.
É esforçado na escola e teve 2 a Música - o professor acha que ele tocaria melhor flauta com os pés - a EVT e a Português (o que não percebi - pois os testes são dúbios; Insuficiente - Escrita / Suficiente - Leitura - quem me explica estes testes????). Teve 4 a Educação Física e a Moral (não percebo como - uma vez que ele mete as maões pelos pés quando me vai contar a estória do Menino Jesus). 3 às restantes disciplinas.
Não foi nada fantástico, mas como sei que é um aluno super esforçado e com algumas lacunas, fiquei muito contente e até acho que alguns professores lhe deveriam ter dado a nota que iria fazê-lo trabalhar um pouco mais. Mas eles é que sabem. Eu sou a MÁ. Por isso, levou as férias a caminhar para o ATL, choramingando as dores do mano que não queria ir. Para ele está quase sempre tudo bem.
Fala que se desbarata. Come quase mal. Faz sumo aguado. Fala bem inglês (aprende com os Simpson e Family Guy). Continua no kick e prepara a ida ao Nacional (eu ainda ando a cozer se irá ou não).
Está bom e recomenda-se.

3. Filho bebé, é um bebucas, é um doce de menino com laivos de mimado. Come de tudo e bem na ama - outro amor na minha vida - mas em casa só está pendurado na mama, dando-se até ao luxo de bolçar e voltar a mamar; resultado: o tapete da sala está às bolinhas. Dorme bem se tiver a mama por perto e temos um acordo: ele deixa-me dormir e eu deixo-o mamar. Não usa chucha - para quê uma coisa de plástico se tem uma que deita leite? Com a mãe come mal quase tudo, sopas, papas, à excepção de iogurtes que ele adora.
Brinca muito sozinho, mas adora companhia. Adora desmontar brinquedos empilháveis (atirá-los ao chão será a melhor descrição) e apanhar migalhas do chão. Também come muito papel.
Já luta contra o sono mas não se safa com pais dorminhocos, ele ri-se e nós ressonamos. Já os irmãos não o podem ouvir ressonar que se levantam para ver o que tem ele.
Dá-se bem com toda a gente, é sorridente e parece-me muito feliz. Adora colo, outras crianças, ri-se muito para os irmãos.
Faz adeus, chama a ele, faz o põe, põe galinha o ovo e dá turrinhas - mas quase sempre só quando quer.
Não me parece dizer nada, embora associe o som nana aos irmãos e ãe a mim. Mas pode ser só sugestão.

Faz umas festas de mão fechada que nos fazem ver estrelas e dá beijos de boca aberta. Também morde, em especial quando quero tirar-lhe a mama da boca para me virar para outro lado.
Já me despe (salvo seja) quando quer a mama e até no banho mama.
Está óptimo. Não é gordo, mas tem umas regueifas agradáveis nas pernas.
Já bebe leite de vaca, de biberon, do meu e já comeu praticamente de tudo.
Tem 11 meses, praticamente.


Estamos bem.
Sem tempo.
Mas bem.

Sem comentários: